Deixe-me sozinho, e te direi quem sou...

Afirmar que o buldogue é um bicho destruidor é uma "meia verdade" (se é que meias verdades existem). É fato que os buldogues são cachorros brincalhões e com muita energia, então é preciso dar atenção/vazão para esse lado da vida desses bichinhos. Mas o que quer me parecer é que o buldogue expõe o ímpeto de destruição quando se sente abandonado ou rejeitado; em outras palavras, quando quer chamar a atenção. 


Essa parede foi roída pela Philippa quando ela tinha entre 60 e 70 dias. A Philippa era brabinha, o que mudou depois que cresceu. Queria dominar a aparecer mais que o irmão, Peter, então ela ficava com a boca virada para a parede e os olhos virados para nós - rsrs. Bastava dizer um "não" bem consistente e intencionado, e ela parava. 

O Peter sempre teve o temperamento mais tranquilo, então ele só observava a irmã fazendo essas "artes". 

Com o passar do tempo, mostramos aos buldogues que poderiam ter segurança em nossa presença e também em nossas ausências ocasionais. Em regra há alguém em casa, mas quando precisamos sair não costumamos demorar mais do que duas horas. Se os buldogues ficarem sozinhos nesse período, ficarão dormindo; geralmente, deixo o rádio ligado em uma musiquinha relaxante, pois como eu disse em outro post nossos buldogues vieram de um canil onde foram acostumados a ouvir música de vez em quando  - o que fez deles buldogues muito animados e equilibrados, por sinal. No nosso caso, é possível dixar os buldogues sozinhos por um período de no máximo quatro horas.

Mas, se deixarmos sozinhos além disso...

Eles não vão nem querer saber. Destruirão o que estiver ao alcance deles, mas com um detalhe: objetos cujo potencial de destruição ainda não lhes tenha sido negado. Em outras palavras: os buldogues gostam muito de pegar tênis, meias e chinelos do dono e deslocar para outro lugar, para o meio da sala, ou simplesmente carregar na boca, para se exibirem ou chamarem a atenção. E, desde pequenos, sempre deixamos muito claro que não poderiam mastigar nossos calçados e meias, então isso ficou gravado na memória deles. Dessa forma, calçados e meias são pegos apenas para fins de exibição:


No entanto, se forem objetos novos e ainda não "negados"...



Acho que os buldogues não gostaram do Código Penal...


Tampouco gostaram muito dos nossos CD's...


Definitivamente não gostaram de ficar sozinhos mais do que quatro horas.


Finalmente, espero que você tenha gostado de mais essa dica. ;)



    

Comentários