Cocô e xixi no papel: como fazer?

Quando os buldogues Peter e Philippa vieram para as nossas vidas, eram muito pequenos, tinham só 50 dias. Eles já vieram do Canil pré educados a fazer xixi e cocô no papel. Todavia, ao chegarem ao novo ambiente esqueceram muita coisa! Nós morávamos em um apartamento pequeno, sem quintal, então era um grande desafio dar continuidade aos ensinamentos que tinham recebido no Canil.

Nas primeiras semanas, era sofrido acordar pela manhã e ver um mar de cocô e xixi na sala... os cachorros estavam felizes - porém, somente os cachorros, rsrs. Foi preciso paciência e persistência para atingir o objetivo de que utilizassem o papel para fazer cocô e xixi.

Compramos aqueles tapetinhos/fraldões descartáveis, mas os buldogues, novinhos e agitados, comiam-lhes o meio, as bordas, chegando até o miolo. Como o tapetinho é preenchido com material sintético, descartamos logo de início. Compramos também marcadores em gotas/spray para indicar onde fazerem o xixi, mas não funcionou.

Foi aí que, desesperada, liguei para a Sônia, do Canil, que me deu a DICA DE OURO: "comece delimitando o espaço do seu buldogue. Dê a ele, especialmente durante a noite, um espaço inicialmente reduzido, e vá aumentando aos poucos". Assim, compramos uma cerquinha, para delimitar o espaço deles durante o dia e durante a noite. Dessa forma, durante o dia, delimitávamos um espaço razoável com a cerquinha, e acompanhávamos onde faziam cocô e xixi. Ao se "posicionarem" para fazer as necessidades, indicávamos o papel jornal com intenção. Quando faziam o xixi e o cocô em cima do papel jornal, fazíamos a festa, dando beijinho, etc. É aquela velha ideia de educar pelo incentivo. Durante a noite, delimitávamos o espaço deles (menor que o espaço de dia), com a cerquinha, de modo que o ambiente de dormir e de fazer necessidades era o mesmo, mas com uma distância entre eles.


Assim é que, aos poucos, os buldogues foram conquistando outros ambientes da casa, até ficarem com o apartamento inteiro, fazendo xixi e cocô sempre no papel jornal.



Essa é uma noite de xixi e cocô de 2 buldogues.


 A mesma noite.



Acima, mais uma noite de xixi e cocô de 2 buldogues.



Finalmente, uma noite de xixi e cocô de 3 buldogues.


Essas são noites tranquilas, pois muitas vezes eles fazem o dobro disso de necessidades.

Mas quase sempre tudo em cima do papel jornal.


Essa dica valiosa valeu demais pra nós, e espero que seja útil para você também. 

Até breve!


Comentários